Site Loader
Orçamento
Laje pré-moldada

Laje pré-moldada é fácil de ser adaptada e montada, além disso são fáceis de serem encontradas e diminuem custos e resíduos no canteiro de obras.

Mexer com construção comumente gera custos altos e demanda muito tempo. A cada dia que passa estudam-se meios de tornar o processo mais rápido, econômico e seguro.

Desse modo, conhecer soluções que podem facilitar e agilizar a construção é algo que tem se mostrado muito contemporâneo.

É nesse contexto que as lajes pré-moldadas podem ser opções de qualidade para agilizar a construção.

Lajes pré-moldadas

As lajes fazem parte da estrutura fundamental de uma obra, são utilizadas para proteger, cobrir, servir como piso para alguns ambientes, além de dar conforto térmico e acústico.

Desse modo, as lajes pré-moldadas são boas alternativas para lajes construídas inteiramente do zero. Seu peso é distribuído sobre vigas e pilastras.

As lajes pré-moldadas podem ser de vários tipos: concreto e lajotas, que por sua vez podem ser de concreto ou cerâmica. 

Facilmente encontradas em lojas de materiais para construção, têm se tornado uma alterativa inteligente no conceito moderno de construção civil.

Laje pré-moldada

Tipos de lajes pré-moldadas

Como já salientado, as lajes pré-moldadas podem ter diferentes tipos e a sua escolha pode variar de acordo com o projeto construtivo e a indicação do arquiteto. As principais opções são:

Laje de poliestireno (isopor)

São formadas por vigotas de concreto em que os espaços entre elas são ocupados por blocos de EPS (isopor). Essas lajes geram facilidade de manuseio e de instalação.

Laje treliçadas (painéis de treliçados)

Os painéis treliçados têm vigotas mais largas que os outros tipos. Os painéis de concreto encostam uns nos outros.

A estrutura superior conta com vigotas treliçadas de metal para garantir resistência (o enchimento pode ser cm isopor). Posteriormente a cobertura dessa laje é feita com concreto.

Laje de cerâmica

São formadas por vigotas de concreto em que os espaços entre elas são colocados lajotas de cerâmica que, posteriormente, são cobertas de concreto.

Esse tipo de laje é mais indicado para residências pequenas.

Laje alveolar

Seu nome se dá por conta da presença de alvéolos no interior das placas pré-moldadas.

Esse tipo de laje é prática para enxugar o cronograma de execução da obra, porém é preciso a utilização de equipamentos para içar as peças.

Vantagens e desvantagens da laje pré-moldada

Independente da escolha do tipo de laje pré-moldada, geralmente apresentam várias vantagens que podem ser facilmente elencadas, tais como:

Economia de tempo de obra

Com lajes pré-moldadas (ou seja, já estão fabricadas) o que se terá que fazer é sua montagem que é razoavelmente simples.

Desse modo o tempo de duração de uma obra é reduzido, o que facilita diante de prazos curtos.

Redução de custos

Quando comparamos o custo e o processo dispensado nas lajes tradicionais (laje maciça), as pré-moldadas apresentam ganho econômico considerável e isso reflete no projeto arquitetônico como um todo.

Organização

Por ser pré-fabricada, esse tipo de laje facilita na organização no canteiro de obra, além do mais sua montagem, comumente, não gera resíduos, ou seja, mais organização e limpeza do canteiro.

Resistência

Produzidas industrialmente, as lajes pré-moldadas, tem um controle de qualidade de alta tecnologia, o que gera bons resultados em construções de qualquer porte. Além do mais, apresentam um melhor acabamento e resistência que as lajes tradicionais.

Durabilidade

Lajes pré-moldadas não necessitam de cuidados excessivos em seu manuseio, desse modo, não precisam de utilização de produtos para a proteção das peças.

Entretanto, apesar de todas as vantagens da laje pré-moldada elencadas acima, existem algumas desvantagens que devem ser conhecidas antes de sua decisão, por exemplo:

  • Possível dificuldade para execução em coberturas com angulações;
  • Possível desconforto térmico (exceto nas pré-moldadas de isopor);
  • Possíveis fissuras, trincas e outros danos estruturais se receber sobrecargas não previstas no projeto

Por que usar laje pré-moldada?

Quem procura por uma solução em laje que gere economia, praticidade e rapidez, as lajes pré-moldadas são opções inteligentes, confiáveis e proporcionam o que prometem.

Além do mais há várias vantagens que vêm com sua utilização que não podem ser esquecidas e que fazem com que seu custo-benefício valha a pena e proporcione um melhor orçamento e fidelidade no cronograma da obra, pois reduz várias etapas de construção e inclusive diminui a necessidade de mão de obra.

Caso haja dúvidas a respeito da laje pré-moldada é muito importante pesquisar, conversas com pessoas que entendam do assunto e pedir sugestão de profissionais e arquitetos.

Post Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *