Site Loader
Orçamento
laje maciça

Atualmente existem muitos tipos de lajes que atendem as necessidades de acordo com o tipo de construção. Assim, iremos tratar especificamente em diferenciar a laje maciça da laje pré-fabricada.

Obviamente existem outros tipos de lajes que podem atender perfeitamente ao que sua obra necessita, por isso, é importante conhecer o máximo que puder e buscar sugestões de profissionais que são especialistas no ramo.

Sendo assim, iremos apresentar o conceito de cada uma das lajes mencionadas e colocar as principais diferenças entre elas, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma.

Principais conceitos de laje maciça e laje pré-fabricadas

Primeiramente iremos definir o que é a laje maciça, são lajes de concreto armado com espessura constante, moldada no local da obra a partir do lançamento do concreto sobre o sistema de formas planas.

Além disso, estas possuem a facilidade em vencer vãos, simplificando canteiros de obra e possuem acabamento liso e menor vulnerabilidade a fissuras e trincas.

laje maciça

No caso das lajes pré-fabricadas, podemos conceituar como sendo lajes que são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. As lajotas e vigotas montadas intercaladas formam a laje.

Estas serão unidas por meio de uma camada de concreto que é conhecida como capa, assim, a camada de concreto será lançada sobre as peças a fim de unir as peças.

Quais as principais diferenças entre as lajes maciças e lajes pré-fabricadas?

Abaixo colocaremos as principais diferenças entre as lajes maciças e as lajes pré-fabricadas:

Laje maciça

É conhecida por ser mais clássica, é uma placa formada por concreto armado que resiste a esforços por tração e compressão. Mais utilizada para pequenos vãos, cuja espessura de concreto armado em compressão é pequena.

Mais comum para ser utilizada em residências, embora nada impeça de ser utilizada em vãos maiores, porém há o inconveniente de aumentar muito o peso da estrutura e desperdiçar material sem ganho de resistência.

Lajes pré-fabricadas

Ou pré-moldadas, são lajes que estão prontas ou semiprontas antes mesmo de chegar ao local da obra. São peças formadas por concreto e vergalhões em diferentes formatos para serem instaladas.

A principal vantagem é que possui um menor custo e há bastante praticidade para ser montada. No entanto, podem ser menos resistentes ou mais propensas a fissuras, além das dificuldades com acabamentos.

No entanto, se o projeto for bem estruturado, a laje pré-fabricada não apresentará qualquer problema. Embora seja mais indicada para vãos maiores, podem também ser utilizadas em residências.

Quais os tipos de lajes maciças?

Com a definição e a apresentação das diferenças, iremos apresentar os tipos de lajes maciças, são elas:

Lajes convencionais

São apoiadas em vigas, podendo ser armadas em telas soldadas ou aço solto. São mais comumente utilizadas em vãos menores, como no caso de residências;

Lajes maciças convencionais

São mais comumente utilizadas em vãos maiores, apoiando-se em pilares, reduzindo a quantidade de vigas, que podem até ser eliminadas. Sua armação pode ser com aço solto ou telas soldadas;

Lajes maciças protendidas

São armadas estruturas especiais em grandes obras, sendo necessário a presença de um profissional especializado.

Possuem muitas vantagens, inclusive por serem mais utilizadas em grandes vãos, reduzindo o peso da construção número de pilares, vigas e consumos de materiais;

Nervuradas convencionais

São chamadas de caixão perdido, pois são formadas por um sistema que associa vigas e lajes, os enchimentos podem ser feitos de plásticos, isopor ou concreto celular.

Suas nervuras longitudinais e transversais aproveitam a altura das vigas para o preenchimento de grandes lacunas e sua armação é realizada com telas soldas;

Nervuradas protendidas

São realizadas por pessoas e armaduras especializadas, possuem um visual mais bonito, além de reduzir a quantidade de pilares, mesmo suportando grande peso.

Quais os tipos de lajes pré-fabricadas?

Seguindo os mesmos critérios das lajes maciças, apresentaremos os tipos de lajes pré-fabricadas ou pré-moldadas, são elas:

Convencionais

São trabalhadas em uma única direção e utilizadas para obras pequenas;

Pré-lajes maciças

Ideais para obras com repetições e padrões como no caso de conjuntos habitacionais, pois aumentam a produtividade da obra;

Protendidas

São armadas em única direção, promovendo um menor volume de concreto, podendo ser montadas em grandes vãos;

Protendidas alveolares

São utilizadas para grandes obras, sendo considerado a rapidez o mais importante. O transporte do material é realizado apenas em caminhões devido ao grande peso;

Treliçadas

São de fáceis manipulações e diminuem os custos com a mão de obra. São feitas de pequenas vigas de concreto que contam com uma armadura superior no formato de treliça;

Duplo T

Possui excelente resistência e suportam aproximadamente uma tonelada por metro quadrado. Seu uso se dá em grandes obras, como pontes, estações de metrô etc.

Conclusão

Assim, podemos concluir que cada laje possui sua utilidade específica, dependendo exclusivamente do projeto que será realizado para aquela determinada obra.

Sendo assim, tanto a laje maciça quanto a laje pré-fabricada possuem suas funcionalidades específicas, por isso, sempre consulte o profissional responsável para ver qual a melhor opção para a sua construção.

Post Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *