Site Loader
Orçamento
alveolar

A laje alveolar é um produto pré-fabricado que realiza a função de laje, ou seja, são lajes pré-prontas que através de encaixes na construção atendem perfeitamente a função da laje.

A sua característica “alveolar” ocorre devido aos vãos internos que dão o seu nome característico. Sua altura pode variar de 9 a 30 cm, com largura constante de 1,24m e vãos livres que pode chegar aos 20m.

Assim, são constituídas de painéis de concreto que devido às características das peças, reduzem consideravelmente o peso da peça, facilitando assim o transporte e o encaixe das peças.

alveolar

Quais as vantagens da Laje Alveolar?

Agora que sabemos o que é uma laje alveolar, iremos apresentar algumas vantagens para quem pretende utilizar em suas construções, são elas:

Facilidade no transporte

Quando pensamos em obras tradicionais, sabemos que existem vários componentes para transportar ao construir uma laje, tais como: vigolas, elementos de enchimento, armaduras e escoras.

Todos eles precisam ser transportados e armazenados para construir uma laje. No caso da laje alveolar, somente é necessário transportar os painéis e eventualmente o aço para a malha de distribuição;

Rapidez na montagem

Mencionamos anteriormente todos os materiais necessários para construir as lajes em obras tradicionais, o que é muito diferente nas lajes alveolares, pois basta realizar o encaixe e pronto;

Produto industrializados

Por serem produtos industrializados, sabemos que possui um rigoroso controle de qualidade em todo o processo de fabricação, desde o controle dos insumos até o envio para a obra;

Eliminação de cimbramento

Em obras tradicionais, o cimbramento ou escora é um grande custo para a obra, porém, nos casos das lajes alveolares, é totalmente nulo;

Maior alcance de vãos

É possível alcançar até 20 metros de vão, o que é uma grande vantagem, comparando com as construções mais tradicionais;

Alta resistência de cargas

É importante saber que a laje alveolar tem possibilidade de resistir a altas cargas.

Quais as desvantagens de uma laje alveolar?

Abaixo mencionaremos agora, algumas poucas desvantagens que a laje alveolar proporciona, são elas:

Inflexibilidade

Não são todos os tipos de obra que podem optar pela laje alveolar, pois somente alguns permitem seu uso;

Transporte

O peso e o tamanho da estrutura exigem um transporte específico da fábrica até a obra, em algumas situações, é necessário o uso de guindastes;

O que pode gerar um custo maior, visto que o uso de equipamentos desse porte pode ser caro, portanto, ficando inviável para quem pretende gastar pouco com esses materiais;

Concretagem

Embora sejam peças grandes e que possuem padrões definidos, mesmo assim, não se dispensa a etapa de concretagem no local, além de não se dispensar o serviço de uma central de armadura;

Prazo de entrega

Geralmente por experiências anteriores da própria construção civil, é necessária uma organização no cronograma em função dos prazos de entrega e transporte que precisam ser adequados aos serviços que permanecem sendo realizados no canteiro;

Localização

Em alguns locais ainda não há empresas que trabalhem com pré-moldados, por isso, dependendo do local da obra, pode encarece-la, por isso, é importante comparar os orçamentos.

Quais as obras que podem utilizar a Laje Alveolar?

Tendo em vista que não são todas as obras que permitem a utilização da laje alveolar, será importante esclarecer quais as obras que são aptas a utilizar o serviço em questão.

São utilizadas geralmente em locais que necessitam de opções mais práticas de construção, um preço mais acessível e que possa ser construída em pouco tempo, podemos mencionar como exemplo: shoppings, estacionamentos etc.

Em suma, são utilizadas principalmente em estruturas que requeiram grandes vãos, por isso, é indicada para construção de shopping, estacionamentos, hospitais etc.

Sendo assim, para pequenas construções e devido ao custo que pode ser mais elevado, pode ser interessante optar por outros tipos de laje, que podem ser analisadas com mais critérios por meio do profissional responsável pela obra.

É importante também conhecer bem onde adquirir o material de qualidade, que possua referências e que possa atender as especificações da obra, além do preço que deve ser analisado com muita cautela.

Conclusão

Podemos concluir que utilizar as lajes alveolares é muito mais prático e rápido, além de seguro, pois sabemos que a segurança na construção deve ser um dos critérios mais importantes na hora de comprar materiais.

Além disso, a praticidade é também reafirmada com a possibilidade de baratear os custos com a mão de obra, que por ser mais prático para a montagem, fica obviamente mais barato no custo final.

Sendo assim, para aqueles que pretendem realizar grandes construções, podem verificar a possibilidade de uso da laje alveolar para que possa concluir a obra em menor tempo do que em construções comuns.

Assim, contrate sem receios uma empresa que realize o serviço da laje alveolar, visto que são produtos de qualidades e que possibilitam mais praticidade e rapidez na hora de construir.

Post Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *